Reconheça-se e viva bem

 

Ter uma boa auto estima não diz respeito só a cuidar da beleza. Algumas pessoas confundem ter uma boa relação consigo mesmo com o fato de estar ou não com a unha feita, por exemplo.

Para se ter uma boa auto estima é necessário querer bem a si própio, reconhecer as próprias qualidades e cumprir as próprias metas (aquilo que você combina consigo mesmo). Isso pode incluir estar com as unhas feitas, mas a autoestima não se trata apenas de cuidados com a beleza.

Pode fazer parte da manutenção da auto estima, estabelecer uma lista de metas diárias e dar um check no final do dia, em cada item da lista. Isso significa estabelecer metas possíveis, reais e cumprí-las. Por exemplo, eu não consigo estudar mais de quatro por dia. Então estabeleço estudar entre três e quatro horas líquidas diárias. Isso porque reconheço meus limites e sei o que dou conta e o que não dou conta de fazer. (E vou lá e faço o combinado!)

Dessa forma, respeitando meus limites e cumprindo a minha meta, chego mais perto dos meus objetivos a cada dia que cumpro a minha rotina. Isso me torna mais conectada com quem sou de verdade e com quem quero ser. Isso mantém minha auto estima em dia. Afinal, estou fazendo algo de bom por mim mesma.

Fazer algo de bom para si é muito bom. Ir ao cinema, comer um chocolate, mesmo que só, na própria companhia, pode promover um melhor relacionamento consigo mesmo. A solitude faz de nós mais seguros com quem somos. E preste atenção: a solitude e não, a solidão. 

Saber se cuidar de forma autônoma é fundamental para se ter autoconfiança. Confiar em si mesmo, contar com a própria capacidade de resolver problemas, faz muita diferença.

Talvez você esteja pensando: 'mas isso é óbvio'. Mas, perceba, existem muitas pessoas que se perdem em relacionamentos vazios e superficiais justamente porque não suportam a própria companhia. Não suportam o silêncio de ser um só no mundo. E a verdade é que nascemos e morremos sozinhos. Mesmo os irmãos gêmeos nascem sozinhos. Entenda: gostar de si mesmo é fundamental. 

Por tanto, ame-se e valorize-se no que você tem de melhor. Reconheça-se como alguém capaz e viva em paz consigo mesmo. Isso faz bem.

Comentários