Segredos

Eu não gosto de guardar segredos. Quem me conhece, sabe que não tenho muitos problemas em contar pelo que já passei nesta vida e ainda passo. Minha filosofia é: se você conta alguns detalhes da sua vida, fica mais fácil saber em quem confiar. Afinal, quando você conta detalhes, você conhece mais sobre a postura dos outros sobre algo que você vive.

Não que eu carregue cartaz das coisas pelas quais já passei e passo. Não conto nada sem propósito de contar, sem ninguém pedir. Tenho critérios.

Mas eu já conheci gente que guardava segredo de tudo. Desde segredos de família até planos profissionais: tudo sem contar para ninguém. Alguns têm medo de preconceitos, bullying, discriminações, inveja... Outros apenas não querem se misturar às pessoas, querem se manter como uma espécie de elite.

Porém, você concorda que, se você conta algo pelo qual o seu mais novo amigo tem preconceito, e esta pessoa te discrimina, fica mais fácil saber em quem confiar de verdade? Sim, porque se a pessoa que ficou sabendo mais da sua vida, agir mal com você, fica mais fácil saber quem é esta pessoa de verdade e decidir sobre esta amizade.

Eu respeito quem guarda segredos, mas eu sou um pouco ruim para isso, confesso. Não sou de manter um silêncio, até porque, muitas vezes, as pessoas querem guardar segredo de fatos importantes, que precisam ser contados.

Sei que segredos são importantes. Há quem diga que o segredo, de maneira mais sutil, num tom de mistério, é útil para manter um casamento. Pode ser verdade e, nisso, eu saio perdendo. E também tem os segredos de Estado que, se eu fosse governante, significaria um problema para mim.

Também não vou exagerar, porque uma pessoa que tem tanta dificuldade de guardar uma informação sigilosa, como eu estou me acusando ser, é uma pessoa "sem noção". É verdade que já fui, muitas vezes, "sem noção", mas, atualmente, tenho tido mais bom senso.

Esta questão de guardar sigilo me parece mais algo necessário em alguns casos, mas não em amizades, em relacionamentos mais sérios, nas quais há mais intimidade. Todos nós temos direito a privacidade. É um direito fundamental e está na Constituição da República Federativa do Brasil.

Pode ser que, se eu passar a guardar mais segredo da minha vida, eu me sinta mais confiante? Não sei. Mas me ocorreu isso, agora.

Então, não sei o que concluir desta minha reflexão. Apenas digo que segredos são importantes, mas não exagere. Não transforme sua vida numa caixa de pandora.

Comentários