Eu andei meio desmotivada para correr. O inverno chegou e acordar cedo para correr fica mais difícil no frio.
Mas a verdade é que a disposição vem da disciplina. E disciplina é questão de motivar-se, principalmente internamente, para as tarefas diárias.
A constância, já mencionei aqui, é algo a ser construído dia-a-dia. É um "trabalho de formiguinha". Todo dia, a gente faz um pouco. E do pouco, a cada dia, nasce algo maior e mais consistente.
E a motivação? Como alimentá-la?
Bem, posso dizer que é um esforço que a gente tem que fazer. Por exemplo: hoje mesmo eu não estava muito animada para correr. Mesmo sem motivação, coloquei uma música, me vesti e saí pra correr. Ao botar o pé na rua, a animação veio.
É assim: tem que forçar a barra de vez em quando.
Quanto à rotina de estudos, estou sempre adaptando os métodos e procurando avaliar constantemente se estou absorvendo o conteúdo. Recentemente, tenho construído mapas mentais com o que já estudei. E é muito bom o ato de eu mesma construir os mapas mentais. Assim, eu organizo na minha mente, de forma categorizada e hierarquizada, o conteúdo. (Há quem compre os mapas mentais prontos. Mas, minhas restrições orçamentárias e a minha visão de estudos me disseram para eu mesma fazer meu material de resumo.)
E a motivação vem do esforço diário...
Tenho mais a acrescentar: sobre o quadro de visão.
Outro dia, estava assistindo a uma entrevista com uma psicóloga chamada Tara Swart. Ela é neurocientista e afirma que, para alcançar objetivos, realizar sonhos, é importante montar o que ela chama de quadro de visão. É um painel com imagens que te remetam aos objetivos que você quer alcançar. Ele deve ficar num local visível para, todos os dias, seus sonhos serem sua motivação.
Eu montei o meu quadro de visão e ele tem me motivado bastante. É uma maneira de me conectar com os desejos que tenho.
Então fica uma sugestão pra você: fazer um mapa de visão. E mais - se der preguiça, vai com preguiça mesmo.
Mantenha-se em movimento!
Comentários
Postar um comentário