Eu tenho lido mais, mais especificamente livros impressos. E eu pude notar que minha capacidade de concentração e minha compreensão melhoraram muito. Ler é, de fato, um hábito benéfico para a saúde mental.
Existem inúmeros benefícios que a leitura proporciona. Dentre eles estão o fato desta atividade ajudar a prevenir a demência e a retardar os sintomas de pacientes já diagnosticados. Além disso, contribui para a melhora do raciocínio, ajudando a desenvolver o raciocínio analítico e lógico, bem como a empatia, a inteligência e a imaginação; ajuda a estimular a criatividade; ajuda a expandir o vocabulário e a melhorar a escrita; contribui para formar o senso crítico; estimula a capacidade de concentração; contribui para a melhor expressão dos sentimentos; ajuda a um aprimoramento da inteligência, ajudando a decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou propor hipóteses; ativa emoções sensoriais ligadas ao paladar e à audição; permite a criação de novos circuitos cerebrais; e, ainda, contribui para um autoconhecimento mais profundo.
Pegar um livro difícil para ler pode ser muito benéfico para a manutenção da saúde mental, principalmente em idade avançada. Os efeitos da leitura na criação de novas conexões interneuronais (a bem afamada neuroplasticidade) é sensível em uma semana de prática. Digo isso porque eu senti na pele, ou melhor, no cérebro, estes efeitos. Comecei a ler um livro que eu sempre começava e não terminava... E estou quase terminando. Posso dizer que ultrapassei barreiras intelectuais. Passei a estudar melhor. E é isso que fazemos quando pegamos assuntos novos ou difíceis para ler ou estudar: rompemos barreiras e criamos novos caminhos no tecido do cérebro, melhorando outras práticas diárias.
Garanto a você que, pegando um livro que você tenha dificuldade, lendo e ultrapassando aqueles pontos que você não entende, mesmo sem entender, você vai acabar entendendo quando chegar a determinado número de páginas.
O negócio é persistir, insistir na leitura. É uma atividade que só traz benefícios... Aproveite! Leia o livro mais próximo e aprimore-se!
Comentários
Postar um comentário