Maneiras de estudar

Nos últimos dias, eu comecei a usar uma técnica de estudo chamada "Pomodoro". Ela consiste em estudar 25 minutos, descansar 5 minutos e repetir esse processo mais três vezes, descansando de 15 a 30 minutos no final de quatro intervalos de estudo. 

Seguir este método me proporciona mais disposição para estudar mais e melhor. Consigo me concentrar mais e ficar menos cansada. Embora funcione comigo, não quer dizer que funcione melhor com todo mundo. Esta técnica não costuma funcionar com pessoas muito ansiosas (mas, tenho ansiedade e funciona comigo). Cada um é cada um.

Além da técnica "Pomodoro", uso o "Ciclo de Estudos", que consiste em estudar matérias alternadas por dia, num ciclo de assuntos, sem estudar durante longos períodos o mesmo assunto e sim distribuir estes durante a semana.

É comum, para quem tem o hábito de estudar, perguntar-se o que funciona melhor: estudar conteúdo em texto ou estudar vídeo-aula? Usar mapa mental ou cards? Na verdade, não existe uma maneira melhor... O que parece melhor, ao meu ver, é usar uma combinação de métodos. Por exemplo, eu estudo por texto, vídeo-aula e monto meus próprios mapas mentais (para ter material de revisão). Eu ainda quero usar fichamento também, mas ainda não comecei a usar este método. 

Outro recurso que também é muito útil na hora de estudar é fazer um "caderno de erros", onde a gente anota todas as respostas certas de questões que a gente fez e errou. Este recurso comecei a usar há pouco tempo e me parece muito eficaz. Afinal, estou estudando para acertar em uma prova e a prática de resolução de questões é a maneira mais efetiva de treino para a situação a ser enfrentada.

De fato, acredito que a melhor maneira de estudar é estudar todo dia, um pouco, e fazer anotações enquanto estuda, a mão. Ou seja, a maneira clássica de estudar me parece a mais adequada, sem artifícios digitais. Anotando no caderno mesmo.

O melhor é a gente ir tentando, dia-a-dia, estudando mesmo e avaliando com quais métodos a gente se sente melhor, aprende mais, tem mais resultados. Autoconhecimento sempre é a melhor saída. Monitorar os resultados com métricas e indicadores pode ser efetivo (mas, ainda não uso esta estratégia).

Estude e cresça! Faz bem!

Comentários

  1. Excelente dica!!! Eu recomendo também a diversidade de fontes a respeito do assunto tratado. Observar pontos de vistas diferentes sobre cada assunto pode ser interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário