A neuroplasticidade é a capacidade plástica do nosso sistema nervoso criar novos caminhos, se adaptando às mudanças. Ou seja, na situação de acidente vascular encefálico, por exemplo, em que há perdas motoras, o incentivo da execução dos movimentos perdidos faz com que o tecido nervoso crie novos caminhos para a realização de tais processos.
E você deve estar perguntando: sim, mas o que isso tem a ver comigo? Simplesmente tudo!
A neuroplasticidade ocorre todos os dias e todas as horas da sua rotina. Quando você decide estudar um assunto novo, praticar um esporte diferente, ler um livro mais difícil, você incentiva a criação de novas neuroconexões (conexões entre os neurônios).
É importante salientar que a prática de exercícios físicos aumenta a capacidade de neuroplastia do sistema nervoso. E os benefícios trazidos por esta característica do tecido nervoso estão, por exemplo, no aumento da nossa capacidade cognitiva, como memória, atenção e linguagem.
Então, a rotina entra como uma maneira de, dia-a-dia, repetindo o estudo, o treino, a corrida, ampliar a cognição, a resistência física e o horizonte psicológico. Afinal, quanto mais cumprimos com nossas tarefas diárias, melhor nossa auto-estima, porque mais acreditamos nas nossas capacidades.
Portanto, cumpra suas tarefas que você se sentirá mais e mais capaz de realizar mais em sua vida ;)
Comentários
Postar um comentário