Pensando nisso, pesquisei sobre o benefício do silêncio e encontrei que "O ruído excessivo também pode resultar em elevados níveis de estresse. Acredita-se que as ondas sonoras ativam a amígdala, estruturas associadas à formação da memória e à emoção, causando uma liberação de hormônios do estresse. Já o silêncio causa um efeito reparador: ajuda a liberar a tensão na mente e no corpo"
Ou seja, momentos de silêncio são verdadeiros calmantes naturais para nós, humanos.
É verdade que, em silêncio, é melhor para se ter uma conversa consigo mesmo, com a própria consciência ou até mesmo com Deus (para os que acreditam Nele). Podendo ouvir melhor o que a própria mente diz, podemos agir melhor, tomar melhores decisões, nos concentrarmos melhor em determinados assuntos.
Alguns dizem que é melhor ouvir música, para dormir profundamente. Porém, não é qualquer música: as músicas de pop chiclete não fazem bem neste momento do dia. Neste caso, a música pode aumentar as chances de se desenvolver distúrbios do sono.
Para dormir, o ideal é ouvir jazz, música ambiente e new age. Com estas músicas na hora de dormir podemos sincronizar as ondas cerebrais à melodia, facilitando a memorização do que aprendemos durante o dia.
Porém, posso dizer que dormir no silêncio faz bem. A Organização Mundial da Saúde define que o barulho ideal para dormir é de até 45 decibéis. O que siginifica que um som de 60 decibéis semelhante a uma conversa em tom médio ou ao barulho do trânsito já atrapalha e aumenta em 25% a chance de acordarmos.
Para manter o silêncio durante sua noite de sono você pode usar protetores auriculares, melhorar o isolamento acústico, usar fones de ouvido com cancelamento de ruído e criar barreiras de som . Para auxiliar na hora de dormir também vale estabelecer uma rotina relaxante antes de se deitar.
Eu estou ouvindo música enquanto escrevo este texto. Mas, posso dizer que às vezes tenho vontade de desligar tudo e ouvir apenas o barulho dos pássaros que vivem no jardim. Aliás, moro em Teresópolis - cidade serrana do estado do RJ - e posso dizer que o barulho na rua aumentou muito nesta cidade. Vim morar aqui aos 9 anos, em 1995, e era tudo mais silêncioso. Tudo bem que já se passaram quase trinta anos, mas o silêncio podia ser mais valorizado pelas ruas.
Gosto do silêncio das áreas rurais, do céu nestes lugares. Poder ver a Lua, as estrelas e ouvir apenas o barulho dos animais da noite. Mas o progresso muda tudo e tudo passa a fazer mais barulho.
Melhor fazermos nossa parte evitar a poluição sonora e manter um silêncio saudável. Vamos ouvir nossa consciência? Vem comigo! ;)
Comentários
Postar um comentário