"Risco Digital" é escrito por um especialista em gestão de risco. Então, no livro, o autor fala sobre ataques cirbenéticos, fala sobre o onze de setembro e, ainda, sobre o incidente que revelou um sistema de líquidos explosivos que, acionados por comando de um celular, iriam explodir um avião (foi daí que limitaram a bagagem de substâncias líquidas nos aviões). Apesar do livro ser de 2007, esclarece muito sobre os riscos do mundo digital.
Outro livro que gostei de ler foi "A História da Filosofia", de Anne Rooney. Ela aborda a história da filosofia passando pela ética, metafísica e pela política. Esclarece um esboço de diversos pensadores numa linguagem acessível e de maneira bem explicada.
Um livro que gosto de ler e reler é´"Para Ler Como Escritor", de Francine Prose. A autora comenta sobre como aprender a escrever lendo. Ou seja, a "leitura atenta" de grandes clássicos da literatura, segundo Francine, possibilita o aprendizado para a produção de ficção. Ela diz que não dá muito para ensinar a escrever ficção: o negócio é ler e tentar.
"Aprendendo Lógica" é um outro livro que está sempre na minha mesa de cabeceira. Escrito por Vicente Keller e Cleverson L. Bastos, "Aprendendo Lógica" dá uma base para entender este braço da filosofia, sendo dividido em três partes: Lógica Formal; Lógica Matemática e Dialética.
Meu avô gostava de ler sobre grafologia e recebi, por hereditariedade, o mesmo interesse. O livro de 1975, "Os Segredos da Grafologia", de A. M. Cobbaert, traça a história da grafologia e define seu campo de aplicação além de estabelecer critérios de interpretação e análise da escrita.
Por último, vou citar um livro que estou gostando muito de ler: "O Trabalho Intelectual e a Vontade", de Jules Payot. Comprei este livro, que é o segundo de três volumes, por ter ouvido uma mentora para candidatos a cargos públicos, mencionar o título. Ela falou com tanta satisfação sobre ter lido este livro que comprei. E o livro tem me ajudado muito em minha rotina tanto de estudos quanto de criação literária. Na verdade, é um livro que ajuda à ter menos preguiça e organizar melhor a rotina. É uma literatura que indico a todos que exercem alguma atividade intelectual.
Deixo vocês com estas indicações, por enquanto...
Vale a pena ler! ;)
Comentários
Postar um comentário