O que é ter coragem?
Coragem está naquela pessoa que se mantém em meio aos reveses da vida, com um sorriso, apesar de tudo. Aquele ser humano que se mantém firme, mesmo com uma lágrima no rosto. Coragem está em falar seus pensamentos, expressar as suas emoções, dizer o que quer e o que não quer.
E mais: coragem está em admitir, reconhecer que aquilo que você mais deseja pode não ser possível. E aceitar. Reconhecer que o tempo de Deus é outro. E que não sabemos do futuro. Porque o futuro pertence tão somente a Ele.
Eu queria ter coragem: pedi a Deus. E ele me deu situações difíceis para me fortalecer. Eu queria ter amor: pedi a Deus. E ele me deu um isolamento momentâneo para eu sentir o que se passava no meu coração. Deu-me pessoas que me mostrassem quem eu sou de verdade. Eu queria ter dinheiro: pedi a Deus. E Deus me deu dons, talentos e tempo para cultivá-los.
Eu queria muito mais. E não sei se devo pedir muito a Deus. Porque não sei o que ele vai me dar. Fico com medo dessa Grandiosidade Divina. E este medo me leva a parar para refletir sobre o que eu mais preciso, afinal. E algo me impulsiona a continuar: a coragem. A coragem me faz viver, amar, dizer sim, dizer não.
Sempre me recordo quando, aos 22 anos, tive uma grave crise e cada mínima ação na minha rotina era um grande evento. Tomar banho, passar uma vassoura na casa, almoçar: tudo era algo imenso e contava muito no meu dia. Era um momento em que a coragem estava nos mínimos detalhes. Era um tempo em que o medo me paralisava.
A coragem, talvez, esteja nisto: viver cada instante com atenção e presença. Viver cada gesto, cada emoção, cada tempo em seu devido tempo. Viver: o grande ato de coragem!
Comentários
Postar um comentário